O coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), professor Orlando Antunes Batista, irá representar a instituição em evento nacional do Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O “Seminário Nacional: caminhos da formação docente no Mercosul” será realizado nos dias 3 e 4 de abril.
O evento é uma ação do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (Pasem) implantado com o apoio da União Europeia, no âmbito do setor educacional do Mercosul (SEM), do qual o Brasil é signatário. Seu objetivo é promover o debate e a proposição de políticas de formação docente para a integração regional no Mercosul, por meio do diálogo com os gestores e pesquisadores em educação, que poderão refletir sobre o tema a partir de suas experiências e dos estudos realizados pelo Pasem.
“A FAI foi convidada e o professor Orlando irá representar a nossa instituição. Tenho certeza que será muito bem representada pelo próprio currículo do docente e experiência em educação, tanto do ensino básico, quanto do ensino superior”, afirma o diretor geral, professor Márcio Cardim.
Por meio da participação no evento, a FAI demonstrará seu engajamento no Pibid visando uma melhor e mais abrangente formação do aluno. “Os licenciados sairão da FAI, além do conhecimento teórico, também a experiência na prática possibilitada pelo Pibid dentro da nossa instituição”, ressalta Cardim.
O coordenador institucional, Orlando Antunes Batista, frisa que as atividades do encontro envolvem uma busca e objetivos comuns para a União Europeia e para o Mercosul, possibilitando a sistematização de uma ação política  na alfabetização na educação básica envolvendo a formação de professores.
“É de suma importância a seleção da FAI para participar desse evento cujas inscrições são em número limitado. Isso vem mostrar a importância do nosso Pibid em contexto nacional. Sempre tenho declarado desde o início do programa na FAI, que o meu objetivo é tornar esse Pibid o número 1 do Brasil”, disse o coordenador.
Participarão do evento representantes das entidades parceiras e gestores de programas de formação docente, ente os quais os coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Pibid, do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life).
O público será constituído ainda de coordenadores dos programas de formação continuada promovidos pelo MEC, representantes dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente (Fepad), representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).