Com objetivo de atingir a meta de vacinação da Campanha contra o HPV (vírus do papiloma humano), mutirões e ações especiais são realizados desde o início da campanha, em escolas de Adamantina. 

O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nessa sexta-feira, 28, aponta que 456 meninas do público-alvo entre 11 e 13 anos, já foram imunizadas. Os números representam 71,8% de um total de 635 meninas nesta faixa etária que residem na cidade. A meta é vacinar 80% do público-alvo. As doses estão sendo oferecidas em todas as unidades de saúde, das 7h às 17h.
A campanha começou em 10 de março e segue até o próximo dia 15 de abril. Terminado a campanha, a vacinação ainda continuará disponível nas unidades de saúde do município.
CAMPANHA – O Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses para o primeiro ano de vacinação. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, em todo mundo.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. (Com informações do Portal Brasil)