A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina ampliou no mês de março o número de computadores com acesso à internet para uso gratuito da população, disponíveis na Biblioteca Municipal Cônego João Batista de Aquino. Até então, o espaço contava com apenas cinco computadores, do programa Acessa SP, que também oferece serviços do Poupatempo.
De acordo com a secretária de Cultura, Natália Bachi Borro, foram instalados mais nove computadores que também oferecem acesso gratuito à internet, no espaço que foi expandido no térreo. A ampliação do atendimento aconteceu devido à grande demanda no centro da cidade. Como o ponto se tornou referência na região central, tendo sempre pessoas em espera para utilizar os computadores, a Secretaria optou por transferir as máquinas que eram utilizadas no antigo TeleCentro Comunitário, que ficava na Vila Jardim para a Biblioteca Municipal.
O programa TeleCentro Comunitário, que era uma parceria entre município e o Ministério das Comunicações, foi finalizado em 2011, mas continuou a receber o sinal de internet até 2013. Depois da doação dos equipamentos feita pelo Ministério ao município e a baixa procura pela utilização dos equipamentos no bairro, a Secretaria optou por otimizar a utilização dos mesmos, transferindo-os para onde a procura era maior.
Outro objetivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é ampliar o horário de atendimento da Biblioteca. “Temos observado uma crescente procura pelo espaço, seja para uso dos computadores como empréstimo de livros e até mesmo para estudo, por isso já estamos fazendo as adequações necessárias para ampliarmos o atendimento. Desde janeiro o espaço já funciona das 8h às 17h, sem pausa, durante o horário de almoço. O objetivo agora é manter a Biblioteca aberta até as 21h e também aos sábados, das 9h às 12h”, destaca a secretária de Cultura Natália Bachi Borro.
Segundo ela, as mudanças acontecerão a partir deste mês, em um período de testes para adequações quanto à demanda. “Nosso maior objetivo é transformar a Biblioteca Municipal como principal ponto de fomento da Cultura no município. Por isso, estamos trabalhando com uma série de investimentos”, finaliza.