A Escola Municipal Leônidas Ramos de Oliveira, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tupi Paulista, está desenvolvendo no espaço físico da escola, um importante projeto ambiental denominado Projeto Pomar.

No espaço, foi construído um viveiro com 6 metros de comprimento por 4 de largura, fechado com tela de sombrite 50% e bambu revestido de garrafa pet – já que a escola é considerada sustentável pelo Ministério da Educação – totalizando uma área de 24 metros quadrados, com capacidade para abrigar 300 balainhos e 2.000 tubetes com mudas de acerola, ingá, goiaba, jabuticaba, caju, manga, amora, pinha e outras.
Foram formados grupos diários para que cada aluno participe do projeto, pelo menos uma vez por semana durante duas horas. Todas as mudas serão distribuídas para os alunos que tiverem local adequado para o plantio em casa. Os alunos ainda poderão levar uma muda por mês, de diferentes espécies, a fim de formar um espaço de plantas frutíferas em suas residências.
De acordo com a professora e coordenadora ambiental do município, Lourdes Grassi, a principal função do projeto é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. “Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes”, pontua a coordenadora ambiental.
Trabalham no Projeto Pomar como instrutores, Ademir Bernava, técnico Ambiental e Toninho Frasson, funcionário responsável pela horta da escola. A supervisão fica a cargo do diretor Adelmo Merighi e da coordenadora Vera Bataglia Cenedese. O projeto tem ainda o apoio da Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura.