Foi realizada na tarde da última quarta-feira, 7, no Campus I das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) a primeira reunião com representantes e chefes de departamentos sobre a instalação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na instituição.
Durante a reunião, foi exposta a proposta de implantação da CIPA, que pretende coordenar ações internas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na FAI, e indicadas para representar a instituição as primeiras cinco pessoas, de dez, que deverão compor a comissão. “As outras cinco pessoas serão escolhidas posteriormente por meio de processo eleitoral para representar os servidores”, explicou o diretor administrativo da FAI, Fabrício Lopes que, ao lado de Avair Dias Carvalho, Claudinei Jorge Pelae, Flávio Roberto Navasconi e Sandra Nogueira dos Santos, compõem a comissão.
A empresa Engra – Engenharia e Radioproteção Ltda., sediada em Dracena, assessora a FAI na constituição e implantação da CIPA e deve realizar o treinamento de seus integrantes.
A próxima reunião está marcada para as 14h30, no dia 13, no Laboratório de Informática do Campus I.
O QUE É E PARA QUE SERVE – De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados.
Além disso, a CIPA terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; e realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, entre outras.
Essas ações serão discutidas em reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário pré-estabelecido, com a lavratura de atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os membros e que também ficarão no estabelecimento à disposição dos Agentes da Inspeção do Trabalho (AIT).