Na tarde do último dia 13, no Paço Municipal, foi realizada reunião com representantes de todas as Secretarias e Diretorias municipais para tratar da implantação do Município Amigo do Idoso, programa criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, cuja adesão de Tupi Paulista ocorreu no ano passado.
Conduzido pela assistente social, Samara Santana Bernachi, interlocutora do programa em Tupi Paulista, o encontro contou com a participação de Edilene Rodrigues, articuladora do Programa Município Amigo do Idoso para a região, que detalhou todas as orientações aos participantes da reunião.
Será distribuído questionário a 80 idosos tupienses, que servirá para fazer o diagnóstico da gestão sobre as políticas já existentes, com a finalidade de garantir os direitos dos idosos, principalmente no tocante à saúde e assistência social.
Nas etapas seguintes até a aquisição do Selo Pleno, os municípios devem implantar os benefícios previstos no Programa e apresentar novo diagnóstico demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.
E para manter o selo, o município deve – a cada dois anos – renovar o seu compromisso, medindo o desempenho do que já foi feito e implantando novas ações. As cidades que se comprometerem com os critérios para a aquisição do selo serão contempladas no recebimento de recursos do Fundo Estadual do Idoso.
De acordo com Samara Bernachi, estima-se que atualmente no estado de São Paulo a população idosa seja de 11%, e esse número deve chegar a 22% até 2050. “Esse novo perfil populacional pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso e fortalecer sua importância na sociedade”, declarou a interlocutora do programa.