O município de Paulicéia é um dos seis municípios no estado de São Paulo que passou a receber acompanhamento específico do Ministério da Saúde, em parceria com representantes dos setores municipais da Saúde, Social e Educação, no plano de atenção nutricional e estímulo a crianças menores de 5 anos de idade com diagnóstico de desnutrição infantil.
Através de dados oficiais recebidos pelo Ministério da Saúde foram escolhidos os municípios paulistas: Paulicéia, Salto de Pirapora, Igaratá, Itaju, Morungaba e Mineiros do Tietê. Este projeto é desenvolvido em todos os estados brasileiros.
De acordo com a nutricionista do Ministério, Karine Oliveira Daluti, Paulicéia e os outros cinco municípios firmaram em 2012 pacto na agenda da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (Andi), desse período para até então, cada um desses municípios passaram a receber recursos financeiros anuais direcionados para cuidar das crianças inseridas dentro do quadro de desnutrição infantil.
Na manhã dessa quarta-feira, 28, Daluti esteve reunida com representantes dos órgãos locais da Saúde, Social e Educação, onde forneceu mais detalhes do trabalho no município e apresentou os nomeadas por Decreto de Lei Municipal assinado pelo prefeito Waldemar Siqueira Ferreira (Mazinho), que passarão a integrar o grupo de atuação local para acompanhamento do desenvolvimento do projeto.
“Nós queremos acelerar os resultados”, disse a representante do Ministério da Saúde, que espera colher resultados positivos a partir de novembro desse ano. Ela acrescentou ainda que espera ver estas crianças ganhando peso, com vagas disponíveis na creche e recebendo a visita frequente de agentes comunitários da Saúde.