Em parceria com a Usina Bioenergia do Brasil S.A., sediada em Lucélia, as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) encaminharam à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal, um projeto de desenvolvimento científico ligado ao programa Inova Sustentabilidade e que pode destinar recursos de aproximadamente R$ 10 milhões para a instituição.
O projeto está em fase de análise pela Finep e o resultado deve ser divulgado no segundo semestre deste ano.
“O propósito da parceria com a FAI é contribuir com o desenvolvimento das tecnologias propostas agregando competência tecnológica, pois possui uma equipe multidisciplinar com visão holística”, constou a nota da empresa Bioenergia para a justificativa da solicitação de fomento junto à Finep.
“Projetos desta magnitude colocam a FAI entre as Instituições de Ensino Superior que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A FAI, ao encaminhar projetos de pesquisa ou extensão, vem demonstrando o potencial de seu corpo docente, com condições de pleitear recursos e bolsas de estudos, disputando espaço com instituições como as federais e estaduais de todo o país”, comentou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.
O Plano de Negócio apresentado por meio da parceria entre a Bioenergia e a FAI pretende seguir a linha temática de Produção Sustentável, no segmento da Eficiência Energética no Setor Industrial.
“O objetivo geral do Plano de Negócio é o desenvolvimento e a implantação de planta demonstrativa de um sistema inovador de tratamento de efluentes líquidos, recuperação de calor de gás de combustão e secador de matéria-prima para aumentar de 20% a 30% a eficiência de geração de energia elétrica em caldeiras, a partir da biomassa com menor teor de umidade e de matéria orgânica, reduzindo impactos ambientais”, prosseguiu a nota.
A princípio, o Plano de Negócio envolve os cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Ciências da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Ciências Biológicas da FAI com a concessão de aproximadamente 40 bolsas de estudos para que os universitários participem do desenvolvimento científico do projeto.
“A FAI é parceira neste projeto juntamente com a empresa líder Bioenergia do Brasil S.A. e deve disponibilizar pesquisadores (alunos bolsistas e professores) para o seu desenvolvimento”, explicou o vice-diretor da FAI, Prof. Dr. Wendel Cléber Soares.
INOVA SUSTENTABILIDADE – Segundo a própria Finep, o Programa Inova Sustentabilidade é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Finep com a finalidade de coordenar as ações de fomento à inovação e aprimorar a integração dos instrumentos de apoio disponíveis para investimentos em meio ambiente e tem por objetivo apoiar Planos de Negócio com foco em inovações que induzam a sustentabilidade no desenvolvimento brasileiro.
“A FAI iniciou esse processo de busca a recursos não reembolsáveis por meio de editais, que deve ser intensificado ano após ano com a participação cada vez maior do corpo docente, com a finalidade de obter um número maior de recursos extras aos da própria instituição, encontrando alternativas para um número maior de alunos beneficiados e tendo, por consequência, um aumento na qualidade de ensino”, finalizou Márcio Cardim.