Na tarde do último dia 22, o prefeito de Tupi Paulista Osvaldo Benetti assinou no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contrato com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) no valor de R$ 58 mil para Estudos e Projetos de Implantação e Ampliação dos Sistemas de Tratamento de Esgoto Urbano e de Melhorias da Eficiência dos Sistemas de Esgotos de Tupi Paulista.
O estudo será realizado para cumprir o que dispõe a legislação referente à Política Nacional de Meio Ambiente, que prevê a adoção de medidas e ações destinadas a evitar ou corrigir danos ao meio ambiente. O pedido havia sido feito pelo prefeito Osvaldo Benetti em 2013.
De acordo com o secretário de Planejamento do município, engenheiro Márcio Portolez, será feito um raio-x de todo o sistema de esgoto de Tupi Paulista, passando pelas estações elevatórias, bombas de recalque, até chegar à lagoa de tratamento. “A partir desse momento, teremos a exata noção da situação da rede de esgoto do município e do que será preciso para torná-la mais eficiente” disse Portolez.
Agora caberá ao município abrir o processo licitatório para contratação da equipe técnica que ficará encarregada por fazer os estudos e levantamentos necessários sobre a rede de esgoto em Tupi Paulista. O acompanhamento e a comprovação da execução dos procedimentos ficarão a cargo da Cetesb.