A equipe da coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), gestores e o diretor geral da FAI realizaram a entrega de material pedagógico na Emef Navarro de Andrade para o subprojeto de Educação Física, na manhã dessa sexta-feira, 30.
Além da direção da escola, na cerimônia aberta por Márcio Cardim, estiveram presentes os professores supervisores das Emefs de Adamantina Eurico Leite de Moraes e Teruyo Kikuta, bem como a assessora técnica pedagógica da prefeitura de Adamantina, Maria Vagna da Silva Ribeiro, representando o secretário de Educação.
O objetivo do Programa, conforme afirma o coordenador institucional do Pibid/Capes/FAI Orlando Antunes Batista, é desenvolver experiências pedagógicas durante o recreio dirigido para torná-lo um momento de distração e também de “revitalização neurológica”.
“Com esse procedimento pretende-se evitar o número de acidentes no recreio, vamos tentar dissolver o próprio conceito de violência que pode ser natural no relacionamento humano, até mesmo nas escolas. Para que haja uma maior tranquilidade da administração da escola, o recreio dirigido também vai fortalecer a própria questão de segurança do educando dentro do sistema escolar”, ressaltou Orlando.
Com os dados coletados, a pesquisa será divulgada no 2º Encontro do Pibid e no Encontro Nacional das Licenciaturas que irá ocorrer no início de dezembro em Natal (RN).
O professor supervisor do subprojeto de Educação Física Marcelo Grespi Corradi, quem coordena juntamente com o docente Marcos Ricardo Minutti, avalia o resultado do recreio dirigido e estende agradecimentos à equipe do PIBID.
“Acreditamos que a atividade, desenvolvida já em 2013, irá proporcionar um grande ânimo e vai ajudar muito durante os trabalhos nas escolas envolvidas. Agradeço ao Pibid/Capes/FAI e à diretoria da FAI por sempre nos incentivarem. Além do recreio dirigido, o subprojeto de Educação Física trabalha também com jogos coletivos, o qual envolve regras, respeito, colaboração e benefícios físicos”, afirmou.
A assessora técnica pedagógica da prefeitura de Adamantina Maria Vagna da Silva Ribeiro destacou a importância do envolvimento de escola e instituição de ensino superior. “O PIBID é um projeto que tem ajudado muito as escolas em todos os sentidos. Esse do recreio dirigido, principalmente, porque nós temos um problema sério de agressão na escola. A necessidade de ser dirigido é que faz a diferença. Com o Pibid temos certeza que o objetivo de fazer com que essa atividade seja o mais prazerosa possível e que o aluno aprenda sem perceber será atingido”, finaliza.