Começou os cursos do Via Rápida Emprego em Nova Independência, onde o programa oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais. Foram beneficiadas 30 pessoas, através do curso de culinária. O objetivo do Via Rápido Emprego é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

“Quem tiver desempregado e não recebendo seguro-desemprego ou benefício previdenciário recebe uma bolsa de R$ 460 durante o curso, que são intensivos e têm curta duração, de no máximo três meses. Os interessados em participar devem ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no estado de São Paulo. A seleção será feita pela Secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado”, comentou a secretária municipal de Promoção Social Thauana Duarte.
As aulas envolvem duas modalidades, de acordo com o grau de escolaridade dos alunos, sendo conhecimentos gerais, ministradas por professores capacitados pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e conhecimentos específicos, por profissionais especialistas.
Entre as opções de estudo estão higienização de alimentos, panificação artesanal, assistente administrativo, informática, mecânica, eletricista, logística, motorista de táxi, produção de açúcar e álcool, recepção, atendimento e outras. A lista com as modalidades oferecidas pode ser consultada pelo site do programa.
Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida Emprego – www.viarapida.sp.gov.br.