A fim de avançar no projeto de climatização das salas de aula, a direção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em Adamantina, executa a segunda das quatro etapas necessárias para colocar em funcionamento os aparelhos de ar-condicionado no campus II: a construção de cabines de energia elétrica.

A ação integra o programa de melhoria da qualidade de ensino, implantando pela direção desde 2011. Na primeira etapa foi realizada a elaboração do projeto elétrico. O próximo passo será a compra do material e execução do projeto. “A terceira fase, que é a compra dos materiais, encontra-se em processo de licitação. Estamos tomando todos os cuidados para que os materiais adquiridos proporcionem uma segurança para o projeto. Por fim, a quarta etapa será a compra dos aparelhos de ar-condicionado”, ressalta o diretor geral, professor Dr. Márcio Cardim.
Todas as cabines de energia elétrica da instituição serão readequadas. Na antiga estruturação os transformadores tinham capacidade de 365 kW, com a climatização passarão para 1.800 kW, um aumento significativo de cinco vezes da capacidade atual.
“O projeto de climatização das salas de aula da FAI não se trata de luxo, mas sim de necessidade porque nossa região vem apresentando temperaturas muito elevadas, e quando você coloca de 80 a 100 alunos dentro de uma sala de aula, basicamente um aluno por metro quadrado, esse calor se intensifica muito. Proporcionaremos condições favoráveis tanto para o aluno como para o professor”, afirma.
De acordo com o diretor, a expectativa é que haja avanço e que a instalação dos aparelhos de ar-condicionado ocorra até o final deste ano.
“Para fazer toda essa estrutura de climatização, o investimento total deve girar em torno de R$ 2,5 milhões. Isso vai trazer retorno na qualidade de ensino e na visibilidade da instituição”, finaliza Cardim.