A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Educação, e as Faculdades Adamantinenses Integradas confirmaram recentemente parceria para trazer a Expo-Museu do Mar durante a 26ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, a ExpoVerde 2014. A atração, que busca o aperfeiçoamento cultural, vem de encontro com os objetivos da exposição, que são educação e conscientização ambientais.
Evento inédito no Brasil, a Expo-Museu do Mar – exposição itinerante, tema “A Vida no Mar” – é um dos principais projetos mantidos pela Sociedade Museu do Mar. Idealizada em 1989 por Luiz Alonso Ferreira, pós-graduado em Biologia Marinha e diretor-presidente da entidade, desde sua criação a mostra já percorreu vários estados.
Voltada principalmente a estudantes de todos os níveis escolares – e à própria comunidade em geral – os fortes apelos conservacionistas da Expo-Museu do Mar têm despertado em seus visitantes o fascínio pelo mar, o interesse no conhecimento das questões relativas ao meio ambiente e a conscientização coletiva quanto à necessidade de preservação.
A exposição é composta por vitrines com os principais grupos marinhos do Brasil e exterior e temáticas sobre poluição, painéis fotográficos, réplicas e ossadas de animais, sendo a grande atração um esqueleto de baleia Minke, medindo 8,5 metros de comprimento.
Outra atração da Expo-Museu do Mar são os tanques de contato, muito utilizados em parques marinhos nos EUA e países da Europa, proporcionam aos visitantes um contato direto com animais marinhos, como: estrelas do mar, ouriços, anêmonas, entre outros. O setor apresenta como se locomovem os animais no oceano e suas formas, desmistificando o perigo de tocá-los, desde que seja de maneira correta, orientada pelos monitores.
A Expo Museu do Mar inclui ainda um setor dedicado à anatomia em tubarões, onde profissionais da área da biologia marinha, manipulando filhotes de espécies conservadas em formol, apresentam a anatomia interna desses interessantes peixes cartilaginosos.
Sabendo da curiosidade de crianças e jovens e da necessidade que têm de tocar nas peças, a Expo Museu do Mar apresenta uma mesa de toque, na qual estão disponíveis ao manuseio esponjas, corais, crustáceos, conchas, estrelas do mar, ouriços do mar, peixes taxidermizados, entre outros. Sempre com a orientação e acompanhamento de seus monitores.
Durante o período de permanência do evento, a equipe de monitores apresenta, em sessões diárias, “Mar não é lugar de lixo, mar é lugar de bicho”, um teatro de fantoches, com personagens marinhos, direcionado ao público infantil, levando sempre uma mensagem ecológica de preservação ambiental.
A equipe da Expo-Museu do Mar é formada por qualificados profissionais da área de Biologia Marinha que monitoram a exposição e promovem comunicações e documentários, sob a coordenação do biólogo marinho Prof. Luiz Alonso Ferreira.
EXPOVERDE 2014 – A ExpoVerde é a maior festa com entrada franca de toda a região. A exposição realizada, de 3 a 7 de setembro, no Recinto Poliesportivo “Sebastião Pires da Silva”, terá a Agricultura Familiar como foco. O evento tem exposições de plantas e animais, parque de diversões, rodeio em touros e cavalos, praça de alimentação, além de shows todas as noites.