Em reunião na manhã do último dia 11, profissionais da Secretaria de Saúde definiram as adequações necessárias para a implantação do Centro de Especialidade Odontológica (CEO). Os serviços passarão a ser oferecidos no bloco II do Centro de Saúde Dr. Clóvis Marinho.
A reunião, realizada na nova sede da Vigilância Sanitária, contou com a presença da cirurgiã dentista Maria Aparecida Zaneri de Figueiredo, da enfermeira Rosemary Idalgue Mantovani e da cirurgiã dentista e coordenadora odontológica, Eliane Coelho Rusafa.
O novo serviço oferecerá, dentro da rede pública de saúde, tratamentos de endodontia (canal), atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor (extrações, incluindo a retirada de 3º molares – dente do siso) e periodontia (gengiva), além de diagnóstico (com ênfase no câncer de boca), entre outros.
As obras de adequação do bloco II, localizado na alameda João Andrade, nº 35, serão focadas apenas em acessibilidade, já que o local foi construído há 10 anos para esta finalidade, mas só terá os serviços em pleno funcionamento no fim deste ano.
Para a implantação do CEO Tipo I, o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com 60 mil. O novo serviço terá três consultórios odontológicas, dotados de cadeiras, ampla área com recepção, sala de espera, sala para confecção de prótese dentária.
Segundo o secretário de Saúde, Jorge Chihara, o CEO irá suprir as necessidades de tratamento especializado do município, que só conta com atendimento básico. “Com a expansão da atenção básica em Adamantina, resultante da implantando das Unidades de Saúde da Família, há o consequente aumento da oferta de diversidade de procedimentos e, surge a necessidade de investimentos que propiciem o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção”.
Um dos desafios da Secretaria de Saúde neste sentido, segundo o secretário, para fazer frente ao desafio de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados foi prontamente atendido com o credenciamento de um Centro de Especialidades Odontológicas pelo município.
“O tratamento oferecido no Centro de Especialidade Odontológica é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal”, lembra Chihara.
O secretário destaca ainda, que os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento ao centro especializado apenas casos mais complexos. “O local que será destinado a este centro passará por reforma e já conta com recurso federal para adequação”, lembra. “Esta é mais uma grande conquista do prefeito Ivo Santos, que tem tratado o setor de Saúde com seriedade, estruturando os serviços e preparando a estrutura do município para que a população tenha, em pouco tempo, um atendimento com muito mais qualidade”, finaliza.