No último dia 4, uma caravana com 12 agricultores familiares de Brasilândia (MS) participou da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar), em Dourados (MS), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura e do prefeito Jorge Diogo.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, João Luiz Almeida Rosa, a agricultura familiar exerce importante papel na produção diversificada do município e do Brasil em termos de alimentos. No Estado de Mato Grosso do Sul e nas regiões noroeste do Paraná e oeste de São Paulo, existem mais de 90 mil agricultores de base familiar, a maioria, descapitalizados e com pouco acesso a tecnologias, conhecimentos e produtos necessários à produção sustentável.
“Ao mesmo tempo, existem tecnologias disponíveis para adoção imediata ou que necessitam de pequenos ajustes para sua validação e incorporação em diferentes arranjos produtivos. Várias dessas tecnologias podem ser incorporadas aos arranjos de produção com poucos recursos necessários à sua adoção, estando, portanto, ao alcance dos agricultores familiares”, explicou o secretário.
Segundo ele, as tecnologias observadas durante a participação no evento, proporcionarão uma melhora dos processos produtivos aumentando os níveis de produtividade e tornarão a agricultura familiar mais competitiva, trazendo uma melhora também, por consequência, no poder aquisitivo dessas famílias.
OBJETIVOS – O evento foi promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste e teve como objetivos principais: contribuir na construção de novos conhecimentos que apoiem a concepção de arranjos sustentáveis de produção e agregação de valor, que possibilitem o aumento da renda dos agricultores familiares da região Oeste do Brasil; proporcionar oportunidade de contato dos agricultores familiares com novidades tecnológicas a campo e oficinas práticas, bem como com instituições que atuam junto à agricultura familiar; promover a troca de experiências entre agricultores familiares, jovens e mulheres rurais sobre arranjos de produção bem sucedidos, processos organizacionais, alternativas de renda e canais de comercialização da produção.