A Prefeitura de Adamantina iniciou na semana passada, a recuperação total da caixa de recepção da esteira de separação de lixo da Usina de Compostagem e Reciclagem de Lixo. Os trabalhos, executados por servidores da Secretaria de Obras e Serviços, tem como objetivo melhorar as condições de trabalho no local, ampliação das condições de segurança e aumento da produtividade da unidade.
Segundo o serralheiro José Carlos da Costa Faria, a caixa de recepção passou por diversos reparos ao longo dos anos, mas que são insuficientes para garantir a segurança dos servidores que atuam no local e não segura o material despejado no equipamento. “Foram feitos remendos sempre que tinha problema, mas agora precisa fazer esse trabalho para recuperar a estrutura”, garante.
Além da recuperação da caixa de recepção, que receberá aplicação de 16 chapas de aço de 3 m x 1,2 m x 3/16mm, o pátio de recepção da Usina também foi restaurado, com a aplicação de concreto usinado. Durante o período de reparos, os equipamentos serão ainda submetidos a processo de limpeza e revisão.
O investimento previsto é de cerca de R$ 50 mil que resultarão em significativa melhora na qualidade e produtividade dos serviços prestados pela Usina de Compostagem e Reciclagem de Lixo, unidade essencial para o cumprimento da legislação ambiental e também para a redução dos resíduos sólidos antes descartados em aterro.
Acompanhando de perto o processo de recuperação da usina, o diretor Martim Cobo e o secretário de Obras Antônio Tiveron Netto afirmam que a próxima será a recuperação da peneira, equipamento que separa o lixo reciclável dos rejeitos. “Estamos fazendo investimentos necessários para garantir que o meio ambiente seja preservado, e que os nossos funcionários tenham melhores condições de segurança”, garantiu Tiveron.