O que fazer com os medicamentos em desuso ou com prazo de validade vencido? A Feira de Trocas e Doações, realizada no dia 31 de maio, pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupi Paulista recolheu grande quantidade de medicamentos nessas condições.  
“O fator importante desta ação foi o descarte correto dos medicamentos, uma vez que quando descartados em lixo comum ou em rede de esgoto, eles causam a contaminação do meio ambiente”, disse o farmacêutico Márcio Bini, da Vigilância Sanitária de Tupi Paulista.
Os medicamentos recolhidos foram encaminhados a uma empresa especializada no recolhimento, tratamento e destino final de resíduos químicos, atendendo ao PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Ainda segundo Bini: “Outro fator que chama a atenção é o quanto a população desconhece a importância de iniciar e concluir o tratamento médico até o  final, conforme prescrição médica, pois quando iniciado e não finalizado o tratamento, a doença pode tornar-se mais grave, sendo necessária a utilização de medicamentos mais potentes, ocorrendo uma super resistência a determinados medicamentos”.
Já o secretário de Saúde de Tupi Paulista, Mauro Zerbetto orienta a população no sentido de que todos os medicamentos  e insumos que estiverem em desuso deverão ser levados a uma unidade de saúde para que seja feito o descarte correto.
Zerbetto agradeceu à Secretaria do Meio Ambiente pela iniciativa e pelo convite para a parceria, e também à população que aderiu a campanha e proporcionou o descarte correto dos medicamentos durante a Feira de Trocas e Doações.