Nessa quarta-feira, 2, foi comemorado o Dia do Bombeiro em todo o território nacional. Para os profissionais da corporação de Adamantina, a manhã de ontem foi marcada por solenidade comemorativa.
A mobilização reuniu todos os militares da unidade local, autoridades do município, e os alunos da Casa do Garoto de Adamantina, que entregaram presentes com novas ferramentas de trabalho aos bombeiros.
Na ocasião, o comandante do Posto de Bombeiros de Adamantina, Evandro Nakazima Baldo, contou um pouco da história dos profissionais, que é responsável por apagar incêndios e também prestar socorro à população. Também foi abordado aos presentes, a história do primeiro sinistro de grande vulto e comoção popular ocorrido em Adamantina, em 1975, em uma fábrica de móveis, época em que os postos de bombeiros mais próximos pertenciam às cidades de Tupã e Presidente Prudente. A partir desse momento foi iniciado um grande trabalho em prol da instalação de uma unidade de bombeiros em Adamantina, e em 5 de junho de 1976, o prefeito à época, Euclides Romanini, anunciou a criação de um Quartel do Corpo de Bombeiros no município.
Este ano, a unidade completa 37 anos de instalação. Atualmente conta com seis viaturas operacionais e três de transporte de pessoal, com o efetivo de 20 homens.
Em comemoração à data, a guarnição foi contemplada com novas ferramentas de trabalho pelo Estado e pelo município.
A Prefeitura destinou R$ 23.277,20 do Fundo Municipal para a aquisição de vários equipamentos como óculos com lanterna, material para rádio digital, pranchas, luvas para salvamento, mangueiras, entre outros. Já o Estado destinou R$ 111.400 para compra de motobomba, separadora, mangueiras hidráulicas, entre outros materiais.
Para o comando do Corpo de Bombeiros de Adamantina, a data representa: “Mais que uma simples data comemorativa, representa um momento para realçar e homenagear aquele cuja missão solidária traduz o seu lema de vida”, em nome da cooporação.
A solenidade também contou com a participação dos familiares dos bombeiros.