Na semana em que foi comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Adamantina foi beneficiada através do Estado e o município, com um conjunto de desencarceradores para uso no resgate veicular.
Na manhã dessa sexta-feira, 4, o prefeito Ivo Santos esteve no Posto de Bombeiros para fazer a entrega oficial do equipamento ao comandante do Posto, Evandro Nakazima Baldo e ao comandante do 3º Sub GB, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Adamantina, Maxwel Isidoro da Silva. Na ocasião, os bombeiros fizeram uma demonstração de salvamento veicular.
O novo conjunto de desencarceradores irá garantir maior agilidade no salvamento das vítimas de acidente de trânsito, quando ficam presas às ferragens do carro. O equipamento antigo demorava a ser montado, já o novo, que é de última geração, reúne recursos que diminuem o tempo de resposta no atendimento. “O maior benefício é a velocidade com que o bombeiro monta o equipamento para que possa socorrer a vítima, dando a ela, uma chance maior de sobrevida”, destaca o comandante Maxwel.
O conjunto de equipamentos gira em torno de R$ 110 mil e serão utilizados exclusivamente nas atividades de desencarceramento veicular, tanto de veículos pequenos, como por exemplo, carro de passeio, como veículos pesados.
“Foi uma grande conquista para o Posto de Bombeiros de Adamantina, já que atualmente, ele se encontra encabeçando nas ocorrências de acidentes veiculares na Alta Paulista, no cinturão da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que compreende de Parapuã a Panorama e nas vicinais. Nossa região é onde se concentra maior número de acidentes com óbitos”, destaca o comandante.
Na ocasião, foi solicitado ao prefeito Ivo Santos, a possibilidade da aquisição de uma nova viatura para o transporte dessas ferramentas nas ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens, tanto na rodovia como na vicinal.