A Secretaria de Saúde através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) informa que o município de Tupi Paulista tem 19 casos confirmados de dengue, sendo três autóctones (contraídos no município) e 16 casos importados, que são aqueles cujos moradores adquiriram em outras localidades.

Lienai Nunes Nascimento, profissional de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Emvicen, conta que quando notificado o caso de dengue: “é feito o bloqueio no entorno da residência do paciente, num raio de 200 metros, para evitar que a doença se alastre”. Além do bloqueio, que consiste na eliminação dos focos e larvas do mosquito Aedes aegypti, também é feita a nebulização para combater o mosquito transmissor da dengue.
Já o secretário municipal de Saúde, Maurinho Zerbetto adverte que para eliminar o mosquito e acabar com a dengue não basta só o esforço da municipalidade. “Não é possível combater a dengue se não houver a participação da população. Cada morador da cidade precisa fazer a sua parte e acabar com os locais que acumulam água, e que servem de criadouros do mosquito da dengue. Sem isso, a Secretaria de Saúde e a Emvicen não conseguem acabar com o problema”, afirma Zerbetto.