O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) está implantando redutores de velocidade no trevo de acesso ao bairro Salgado Filho, localizado na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Junqueirópolis, divisa com o município de Irapuru.
A medida atende decisão do juiz da Comarca de Junqueirópolis, Marcelo Luiz Leano, em ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça, Rui Fernando Bodini, pedindo providências ao DER e ao Governo do Estado para melhorar a segurança no local.
Na ação, o Ministério Público informou que o fluxo de veículos no trecho da SP-294, nos limites do município, aumentou para 9.636 veículos ao dia, uma média de 182 por hora, após a abertura da ponte em Paulicéia, ligando os estados de São Paulo com o Mato Grosso do Sul.
A rotatória localizada no km 631 da SP-294, foi construída em um ponto de difícil visualização da pista para o motorista, principalmente para quem está trafegando no sentido Irapuru a Junqueirópolis, devido o aclive existente no local.
O trevo é utilizado para o acesso aos bairros Salgado Filho, Estrada 14, Pastinho e uma usina de álcool. Segundo a ação, somente para a usina o tráfego diário é de aproximadamente 181 veículos, a maioria de carretas de transporte de cana-de-açúcar, além de carros de passeio e utilitários de proprietários rurais.
O perigo é na hora de cruzar a pista. Na sentença do dia 29 de maio, o juiz estabeleceu multa de 100 salários mínimos contra o DER e o Governo Estadual, no caso de descumprimento da decisão judicial.
DER – O diretor do DER de Presidente Prudente, João Augusto Ribeiro, informou que estão sendo instaladas placas de alerta, sinalização de solo e também redutores de velocidade (lombadas) no trecho para conter a velocidade dos veículos que trafegam na rodovia.
Segundo Ribeiro, as medidas visam preparar o local para a construção no futuro de um trevo em desnível, no acesso aos bairros rurais e à usina.