Um ano após sua implantação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Flórida Paulista já promove melhorias na cidade. Na última semana, foi a vez da arborização ganhar nova forma.
Ao invés de oitis, que já compõem 70% da arborização local, foram plantados ipês e primaveras, que segundo o secretário da pasta, José Aleixam dos Santos, é para fazer jus às origens da cidade, que traz flora em seu nome.
A mudança começou pelas repartições públicas, Paço Municipal, ESF da Vila Monteiro, Assistência Social e Secretaria de Educação, mas deve ser ampliada para as principais avenidas da cidade, caso os comerciantes aprovem a nova medida.
De acordo com José Aleixam, ele apresentará o projeto aos comerciantes, mas com espécies de árvores pequenas, para não tampar a fachada das lojas. “O comerciante não terá nenhum gasto, a Prefeitura arcará com o custeio da grama, tubo de condução de raiz, para não quebrar a calçada e o empresário terá apenas que cuidar da árvore”, explica o secretário.
Além da questão estética, com a ação, o município cumpre com duas das 10 diretivas do Programa Município Verde/Azul, que prevê arborização urbana e calçada ecológica. A área ajuda na absorção de água, diminui a escoação e também a temperatura.
Flórida Paulista ainda não possui o certificado do Programa Município Verde/Azul. No ano passado, obteve 65 pontos, três a mais que em 2012, quando ainda não havia a Secretaria no município. Mas ainda falta chegar nos 100 pontos para a cidade receber o certificado.
A expectativa do secretário é que neste ano, a cidade consiga a pontuação necessária. “Estamos buscando melhorar a pontuação de Flórida no programa, com projetos que vem sendo desenvolvidos desde o ano passado”.
Nesta ação, que foi apenas um protótipo para ampliar o projeto, foram plantadas 22 mudas de ipês e 10 de primaveras.