Após o Jornal Regional publicar a matéria no dia 11 de junho sobre o transtorno que um terreno baldio trazia a moradores de Santa Mercedes, há cerca de 20 dias, a Prefeitura tomou a iniciativa de limpar o local.
A reclamação partiu de um dos moradores das proximidades que relatou que constantemente aparecia nas residências escorpiões e cobras. O terreno, de propriedade da Prefeitura localizado na rua General Osório, há mais de dois anos alojava restos de materiais de construção e uma imensa quantidade de galhos, além de materiais recicláveis e até mesmo objetos como, colchão e vaso sanitário.
Para tentar sanar o problema, o prefeito Rodrigo Theodoro se reuniu com o fiscal de Obras, Eujácio Ribeiro Gomes e com o chefe da Vigilância Sanitária, Clauber Branco para discutir e atender as reivindicações da população naquela área da cidade.
De acordo com Branco, foram feitas mais de 2.100 visitas nas residências dos moradores para orientá-los a não jogar mais nenhum tipo de lixo em terrenos baldios.
Já a equipe da Estratégia e Saúde da Família (ESF) e os agentes da Vigilância Sanitária orientaram a população para os riscos de contrair a dengue e a leishmaniose, com o acúmulo desses tipos de lixo.