Os alunos do ensino infantil do Colégio Madre Clélia de Adamantina, do período da manhã e tarde, receberam ontem, 14, os animais do projeto da Equoterapia da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Adamantina.
Denominado “Animais que educam brincando”, o projeto coordenado pelo fisioterapeuta Matheus Parra, levou até a escola, um pônei, um boi, um cachorro e um coelho para interagir com as crianças.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio, Renata Maluf, 210 alunos de 1 a 5 anos participaram da atividade. Muito mansos e calmos, o boi, por exemplo, permaneceu grande parte da visita deitado e chegou até a dormir. Com isso, as crianças puderam acariciar o animal, subir nele e tirar fotos, tudo sob a supervisão do fisioterapeuta.
“O projeto que é da Apae, tem o princípio de utilizar os animais para reabilitar crianças excepcionais, a partir disso, transpassei este projeto para as escolas. Devido à correria do dia a dia, muitas crianças não têm mais contato nem sequer com o cachorro. Quando trazemos os animais é uma forma de fazer uma aproximação e interagir o que eles estão vivenciando em sala de aula, como o meio ambiente e cuidados com os animais, com a parte prática, onde eles vão ter contato direto com esses animais, que são mansos, treinados para receber aproximação de crianças e não tem risco nenhum de reação ou de machucar alguém”, explica o fisioterapeuta.
Segundo Matheus, nesta visita à escola, foi possível identificar crianças que sentem medo de tocar nos animais, algumas delas inclusive choraram muito. Ele explica que isto deve ser tratado, pois pode interferir na vida adulta de forma negativa. “O medo de animais pode ser uma sequela gestacional intra-uterina que é quando aconteceu algo durante a vida uterina que leva a uma sequela depois. Isto tem que ser quebrado. Tem que ser feito trabalho de autoconfiança para poder mostrar a esta criança que o animal não faz mal a ela”, esclarece.
Este trabalho é desenvolvido pelo fisioterapeuta na Apae de Adamantina gratuitamente. Os pais de crianças com a mesma dificuldade, podem procurar a Apae de Adamantina para iniciar o tratamento de Equoterapia.
A visita faz parte da ação promovida pela escola “Nosso Mundo, Meu Ambiente”, na qual também serão realizadas apresentações de dança e trabalhos em homenagem aos avós, nos dias 27 e 28 de agosto.