A Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista) em parceria com o Senai-SP iniciou na última segunda-feira, 11, curso de cerâmica vermelha nas áreas de extrusão, preparação de massa e regulagem de boquilhas, com participação de 48 alunos. O curso possui duração de 160 horas divididas em módulos.
Objetivando atender todos os empresários do setor oleiro-cerâmico cooperados à Incoesp, este curso segundo informação do instrutor do Senai-SP, José Ferreira Diniz Filho, busca capacitar cada um desses trabalhadores para que desenvolvam seu papel dentro da indústria como um profissional com qualificação proporcionada pelo Senai-SP na área de cerâmica vermelha.
Com advento do surgimento de normas reguladoras do setor e exigências do mercado, algumas empresas buscam se orientar através desses cursos para alavancar suas produções no quesito qualidade. “Inclusive, existem empresas nos procurando no sentido de seguir até para uma certificação”, diz o instrutor.
EXPERIMENTOS – Somada a preocupação de oferecer produtos cerâmicos com alta qualidade no mercado, a Incoesp mantém parceria com o Senai-SP na montagem de laboratório considerado pelos especialistas da área como o mais completo ‘tecnologicamente’ no estado de São Paulo. Neste espaço, ainda em construção na sede da cooperativa, será realizado ensaio em argila e com produtos fabricados pela matéria-prima dentro do polo ceramista.
Essa será uma oportunidade para que esses trabalhadores em fase de qualificação possa também fazer assistência para as empresas que pretendem abrir seus próprios laboratórios para controle de qualidade interno.