O líder do movimento popular que reivindica a volta dos trens de passageiros da estrada de ferro paulista de São Paulo, João Crisóstomo de Araújo, popular “João do Trem”, percorre essa semana, os municípios da região para promover a causa que já tem apoio de lideranças políticas que representam o estado de São Paulo na Câmara dos Deputados.
Os responsáveis pelo movimento buscam, agora, o apoio de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e população em geral, para difundir a ideia de resgatar o trem passageiro e cargueiro em todo o Estado.
De acordo com Crisóstomo, a princípio, o movimento tem como foco o trem rápido para transportar passageiros, que teria a velocidade de 220 km por hora. “Nossa solicitação prende-se a grande necessidade de um transporte rápido, decente e civilizado”, explica.
Conforme o projeto, para retornar o trem, seria obrigatório a construção de viadutos, pontes ou vias subterrâneas e passarelas em todos os cruzamentos, em cidades e na zona rural por onde passa os trilhos do trem, para tanto, a fiscalização seria por parte das prefeituras.
Essa semana, “João do Trem” percorreu grande parte dos municípios da Nova Alta Paulista, incluindo Adamantina, onde realizou forte divulgação, juntamente com o radialista luceliense, Nivaldo Correia.