Há um pouco mais de um ano, com o intuito de aproximar mais os alunos do esporte e ocupar o tempo ocioso fora do ambiente escolar, o diretor de Esportes e professor de Educação Física, Fernando Vicentini criou nas escolas públicas de Santa Mercedes o projeto Bom de Bola, Bom de Escola.
Os alunos são orientados por Vicentini, com instruções sobre os fundamentos do futsal. As aulas/treinos são ministradas em dois turnos (manhã e tarde), as segundas, quinta e sextas-feiras distribuindo os alunos de acordo com os horários em que os mesmos estudam, ou seja, os alunos estudantes do turno da manhã treinam no turno da tarde e vice-versa.
O Bom de Bola, Bom de Escola, além de incentivar os alunos ao estudo, bem-estar e convívio social, já conseguiu importantes resultados. Para fazer parte do projeto existem algumas regras que são exigidas pelo professor de Educação Física, entre elas, o acompanhamento pedagógico onde é essencial que o aluno compareça as aulas e tire notas boas. “Com o início do projeto, percebemos que o aluno começou a ter melhor rendimento em sala de aula. Consequentemente, a frequência e as notas também melhoraram, assim como o respeito aos professores e os colegas de classe, o que é uma das bases exigidas para fazer parte do projeto”, avalia o diretor de Esportes.
O público-alvo são as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. As aulas ocorrem no Ginásio de Esportes da cidade e conta com a presença de cerca de 50 alunos, divididos entre meninos e meninas das escolas E.E. Ministro Oscar Pedroso Horta e Emef Presidente Castelo Branco.
Fernando salienta que já é possível identificar alguns ‘craques’ no projeto. “Tem alunos que se destacam entre os demais colegas em campo. Quem sabe alguns deles acabam se revelando jogadores e possam atuar em grandes clubes brasileiros”.
Lembrando que a cidade revelou o jogador Renato Dirnei Florêncio, que atualmente joga no Santos como volante. O jogador conseguiu importantes títulos como campeão da Copa das Confederações, Copa América, entre outros.