A Prefeitura de Adamantina lançou na tarde de ontem, 19, o aplicativo “Cidadão Online”, que servirá para os munícipes registrarem reclamações e questionamentos de ordem pública, através de smartphones ou tablet.
A princípio, serão atendidos os serviços relacionados às secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Obras e Serviços, e também a de Planejamento. As reclamações serão direcionadas ao setor competente, onde haverá um funcionário responsável pelo gerenciamento em cada secretaria.
Atualmente, o canal de comunicação virtual utilizado pela prefeitura são as redes sociais, onde qualquer usuário faz reclamações, questionamentos e apontam problemas. Com o aplicativo, este contato se tornará mais profissional e organizado, segundo a administração. “Nossa ideia é unificar a demanda da comunidade e buscar soluções para os problemas que forem apresentados”, disse o prefeito Ivo Santos.
De acordo com a Assessoria de Imprensa, no aplicativo, o cidadão poderá enviar fotos relacionados à reclamação, além de contar com o sistema de georreferenciamento para a melhor localização do problema.
Através do ‘Cidadão Online’, o munícipe pode informar os problemas da cidade à prefeitura como ruas com buracos, semáforo quebrado, vazamentos, entulho, entre outros problemas.
Todas as informações enviadas pelo cidadão são monitoradas através do Google Maps e são organizadas por tipo de serviço, sendo a execução de cada solicitação estabelecida com prazos pré-determinados. O cidadão pode ainda acompanhar suas solicitações através da página da plataforma, pelo e-mail e pelo aplicativo.
A empresa responsável por desenvolver o aplicativo é a 4R Sistemas em conjunto com GeneXus e a consultora técnica da Heurys.
Além de Adamantina, outras cinco cidades do interior do estado de São Paulo aderiram ao aplicativo. Para baixá-lo, basta acessar o endereço www.cidadaoonline.sistemas4r.com.br/cidadaonline.html.
O Cidadão Online é gratuito e funcionará 24 horas por dia.