Pela 22ª vez a equipe de atletismo da Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina) levou a melhor e conquistou o primeiro lugar no Troféu Genzo Hara – campeonato mirim de atletismo, que aconteceu no último domingo, 24, no Estádio Ícaro de Castro Melo (pista do Ibirapuera), em São Paulo.
A competição está em sua 38ª edição e reúne atletas de 7 a 15 anos de idade de equipes de várias regiões do estado de São Paulo. Além de Adamantina, a Nova Alta Paulista foi representada também por Dracena que foi vice-campeã; já o terceiro lugar ficou com a equipe do São Paulo Futebol Clube.
Foram disputadas diversas provas de corrida, arremesso e salto, que se estenderam durante todo o dia.
Nesta edição do Genzo Hara, participaram 600 atletas de 16 equipes; Adamantina foi representada por 64 crianças e adolescentes através da Acrea, na qual o casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda coordena a equipe de atletismo. Eles contam que o treinamento foi intenso para chegar até o título. “Os atletas treinam de segunda a sexta na pista da Acrea e em época de competição os treinos também acontecem aos sábados”, explicam.
Pela classificação final, em terceiro lugar ficou São Paulo Futebol Clube com 350,5 pontos; em segundo lugar a equipe de Dracena com 437 pontos e em primeiro lugar, Adamantina com 465,5 pontos.
Durante a competição Adamantina quebrou o recorde no arremesso de peso, categoria extra masculino, com o atleta Chales Cristofy de Oliveira Farias, com a marca de 14,90 metros e na corrida de 75 metros, o atleta Diogo dos Santos, com o tempo de 11,06 segundos. Já Dracena bateu o recorde no revezamento 4×75 m com 54,79 centésimos.
Para o campeonato, a Acrea contou com apoio da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) e Prefeitura de Adamantina.
HOMENAGEM – Na abertura do campeonato, a atleta Izabela Rodrigues de Adamantina, campeã em lançamento do disco pelo Campeonato Mundial de Juvenis, esteve presente e foi homenageada pelos organizadores do Genzo Hara.
Izabela já representou a Acrea em outras edições do campeonato. Na ocasião, ela agradeceu o senhor Takeshi e senhora Toshie pelo incentivo que teve por parte deles, quando treinava na pista da Acrea.