A Clínica Veterinária (CliVet) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) recebeu uma visita muito especial na tarde do dia 21. Quase 30 alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Firpo, de Lucélia, conheceram as instalações da clínica e tiveram uma aula bem diferente.
A ideia de trazer os alunos para os laboratórios da FAI partiu de Luciana Ortega, estudante do 4º termo do curso de Ciências Biológicas da instituição e que faz residência educacional na escola da cidade vizinha. “Essa ideia surgiu das aulas que eu tenho e me perguntei por que não colocá-los na prática daquilo que a gente vê nos livros e nos vídeos da sala de aula. E a melhor maneira de fazer isso foi trazendo-os aqui na faculdade com os melhores professores que eu tenho”, salientou Luciana, que estagia por meio de seleção da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada ao Governo do Estado.
Durante a visita, os adolescentes puderam conhecer os laboratórios da CliVet e tiveram aulas práticas com equipamentos, peças e estruturas orgânicas preservadas em formol.
“Estamos dando uma aula prática de sistema nervoso central e periférico para as crianças e elas estão podendo ter contato com as estruturas, despertando neles o interesse pelos estudos”, informou o Prof. Me. José Antônio Marciano, docente dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas.
E o resultado foi positivo. “[A visita] foi muito legal, interessante, aprendi muita coisa”, disse o pequeno Guilherme Soares, de 11 anos, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental.
Leoni Soares, de 12 anos, aluno do 7º ano, fez coro à resposta do colega: “aprendi sobre o ultrassom, tudo o que é importante das células e tudo mais que a gente vai poder usar mais para frente, quando eu estiver maior. Gostei”.
SERVIÇO – Para saber mais sobre a possibilidade de visitas às instalações e laboratórios da FAI, sobre palestras de professores e coordenadores em quaisquer eventos ou, ainda, parcerias ou apoios da instituição, basta entrar em contato com a secretaria do Campus I, na rua Nove de Julho, 730 ou pelo telefone (18) 3502-7010.