Em uma parceria com a Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP), a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Adamantina trouxe pela primeira vez na região a ortopedagoga belga, Katrien Van Heurck, para falar sobre o espectro autismo.
A ortopedagoga, que fala português fluente, explicou as características deste transtorno de desenvolvimento, causado por disfunção neurológica, que costuma manifestar-se antes dos 3 anos. Katrien também mencionou as avaliações utilizadas no diagnóstico e o teste que identifica padrões de aprendizagem irregulares e possibilita a elaboração de um planejamento psicoeducacional.
O curso marcou o encerramento da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. O evento contou com a presença de 18 Apaes da região e ainda, profissionais das redes municipais, estaduais e particulares de ensino de Adamantina.
Esteve presente profissionais das Apaes de Presidente Prudente, Dracena, Monte Castelo, Tupi Paulista, Panorama, Teodoro Sampaio, Rancharia, Martinópolis, Lucélia, Quatá, Pompéia, Tupã, Rinópolis, Santo Anastácio, Marília, Ribeirão Grande, Itapeva e Birigui.