As equipes técnicas que atuam na 29ª Circunscrição Judiciária do Estado de São Paulo coordenaram na tarde de ontem, 5, o 3º Curso de Preparação para Pretendentes a Adoção, para casais de Pacaembu a Panorama, como pedido de inscrição para adoção nas respectivas comarcas. O curso foi realizado no auditório da divisão municipal de Educação de Junqueirópolis e teve duração de cinco horas.
O objetivo é proporcionar às pessoas interessadas em adotar uma criança, o efetivo conhecimento tanto sob a ótica jurídica quanto psicossocial, fornecendo-lhes informações básicas para uma decisão segura e para sua efetiva preparação sobre o instituto da adoção.
O curso acontece a cada seis meses e visa propiciar o conhecimento sobre a legislação da adoção; esclarecer as etapas do processo do cadastramento e da adoção; refletir acerca das principais motivações que levam à adoção; incentivar a reflexão das escolhas; conhecer a realidade das crianças que são colocadas em adoção e estimular a reflexão acerca da maternagem e paternagem do filho adotivo.
A participação no curso é obrigatória para aqueles que pretendem adotar. A palestra com o tema “Aspectos Jurídicos da Adoção” foi abordada pelo juiz titular da 3ª Vara de Dracena, Roge Naim Tenn, e pelo promotor de justiça, Luiz Henrique Brandão. Demais temas sobre aspectos sociais e psicológicos, situação de acolhimento e assuntos relacionados à esfera psicossocial, foram expostos por assistentes sociais, psicólogos e médico.
O curso esclareceu dúvidas de 43 pessoas com pedidos de inscrições para adoções. Essa preparação é uma exigência da lei 12.010/2009, em vigor desde novembro de 2009.