Durante a ExpoVerde de Adamantina, um dos estandes que chamou atenção do público, principalmente das crianças, foi o da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama), que possibilitou a troca de moedas simbólicas por livros ou brinquedos.
Nos meses que antecederam o evento, a campanha, que conta com a parceria da Secretaria de Educação, foi divulgada em escolas do ensino fundamental de Adamantina e Flórida Paulista.
Neste período, foram distribuídos postos de coleta de brinquedos, CDs e DVDs e livros, nas escolas, para que os alunos doassem algum destes itens para ganhar em troca, moedas simbólicas para serem utilizadas no estande durante a Feira.
De acordo com a Saama, foram confeccionadas 15 mil moedas. Nos cinco dias da Feira, todo material arrecadado na campanha foi disponibilizado para que as crianças o adquirissem e “pagassem” com as moedas.
A ação foi sucesso e reuniu centenas de crianças. Foi a primeira vez que a Secretaria de Agricultura e de Educação desenvolveu este projeto durante a ExpoVerde.