No último dia 8, o prefeito de Brasilândia (MS), Jorge Diogo, participou no Anfiteatro Ramez Tebet, da aula inaugural dos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão e eletricista instalador residencial.
Os cursos são promovidos pelo Senai em parceria com a Prefeitura de Brasilândia, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Educação.
No curso de eletricista instalador predial de baixa tensão foram oferecidas 20 vagas, com duração total de 300 horas e as aulas teóricas serão realizadas no antigo Creas (próximo ao parque Akira Otsubo), no período da tarde. Além disso, o aluno receberá uma bolsa paga pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e está previsto para encerrar em dezembro.
Já o curso de eletricista residencial também conta com 20 vagas e com carga horária de 160 horas, no período noturno, sendo as aulas teóricas na Escola Municipal Antônio Henrique Filho. A previsão de término do curso é no mês de novembro.
OUTROS CURSOS – Além disso, está previsto para começar no próximo dia 18, o curso de recepcionista, realizado pelo Senai, com o total de 20 vagas, no período noturno e de manicure, também com vagas durante a noite. A previsão de término é para o mês de dezembro.
E no mês de outubro, o curso disponível será para cuidador de idoso e operador de computadores. Todas as vagas já estão preenchidas.
EVASÃO – Embora a procura de vagas para a realização dos cursos seja alta, a secretária municipal de Assistência Social, Jô Silva, ressalta que no decorrer da qualificação muitas pessoas desistem. O maior número de desistência foi no curso de cuidador de idoso. A secretária da pasta pede para que as pessoas não desistam, pois a chance de obter uma oportunidade de emprego é muito grande após receber a qualificação profissional.
SERVIÇO – As pessoas interessadas em saber mais sobre os cursos poderão procurar a Secretaria Municipal de Brasilândia, localizada na rua Bartolomeu Viana Cavalcante, 461, Jardim Camargo, ou, no Cras, na Avenida São José, 178, José Rodrigues, ou o Creas, que fica na rua Jeremias Borges, 758, Jardim Brasília.