O município de Lucélia é o primeiro da região da Alta Paulista a utilizar os padrões Aqua (Alta Qualidade Ambiental) na construção de uma escola.
A unidade educacional é construída na Vila Rancharia desde 2013 e tem previsão de término para 2015. A escola oferecerá ensino fundamental ciclo II, do 6º ao 9º ano, aos alunos residentes nos bairros próximos.
A conquista foi viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e está orçada em cerca de R$ 5 milhões.
A nova unidade será construída nos padrões da FDE, com acessibilidade, dentro dos novos projetos de ensino do Governo do Estado com o diferencial implantado pela empresa Tarraf Construtora Ltda. (responsável pela obra), o processo Aqua.
Este sistema inovador ocorre por meio da Gestão de Resíduos, que consiste em reduzir o desperdício de materiais na obra, reutilizar diversos materiais nesta construção ou em outras obras, e reciclar o material que já não tem mais utilidade dentro da obra.
“É importante fazer a separação dos diferentes tipos de resíduos, e enviá-los para local onde serão utilizados na geração de energia ou para a produção de novos produtos/processos sozinhos ou agregados de novos materiais”, informou a gestora da empresa, Ellen Fagundes.
O principal objetivo da gestão de resíduos é promover a melhor convivência entre a obra, as pessoas do seu entorno e o meio ambiente.