O prefeito de Adamantina, Ivo Santos, participou na manhã do dia 17, em Marília, de um encontro que contou com a presença da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistela. O objetivo era informar aos representantes de área da saúde, que compreende 62 municípios, como será o fluxo de encaminhamento dos pacientes da região para tratamento na unidade do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, de Marília.
O Centro, inaugurado em 27 de junho, registrou até o momento, 172 atendimentos referentes à demanda de espera de 500 pessoas no DRS (Diretoria Regional de Saúde). Nos primeiros dois meses foram priorizados os pacientes com demanda judicial, além de idosos. No período, a maioria dos atendidos é de amputados que solicitam a colocação de ortese e próteses. Em seguida, estão os atendimentos de pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O objetivo da diretoria é zerar a fila de espera.
De acordo com a secretária, para ser atendido pela Rede de Lucy Montoro é necessário que o paciente receba do médico da rede pública de saúde o encaminhamento para a reabilitação. Com este encaminhamento, o paciente dá entrada para uma consulta de triagem com a equipe multidisciplinar da Rede. Caso a pessoa se encaixe no perfil de atendimento, será elaborado um programa direcionado às necessidades específicas. O tratamento é iniciado após a definição do cronograma de atendimentos.
Para o prefeito de Adamantina, a instalação do Centro de Reabilitação em Marília significará muito para pacientes de toda a região, carente deste tipo de referência.