Proprietários de hotéis e pousadas, em Panorama, esboçam ‘otimismo’ para o mês de dezembro como única oportunidade para superar meses de angústia causados pela baixa procura por hospedagens, que vem ocorrendo desde abril, devido à queda do faturamento do setor provocado pelo turismo.
Com este abalo na rede hoteleira, muitos empresários acreditam que tenham faturado 30% a menos do que no mesmo período de 2013 (abril a setembro). Redução no preço da hospedagem tem sido uma das válvulas de escape.
De acordo com Marlene Yoko Nakamura, administradora da Pousada Aquário, a demissão de dois funcionários foi inevitável pela falta de movimento na pousada. Para dezembro, ela acredita que não vá conseguir ocupar todos os apartamentos, embora espere melhora. “Nos anos anteriores, nesta época, os apartamentos já estavam todos locados”, disse. Empreendimento construído, em 2008, por uma família paulistana, Marlene, sem divulgar valores, disse que numa década de trabalho dificilmente conseguirá reaver 10% do montante investido.
No estabelecimento mais antigo do ramo no município, o Paranoá Clube Hotel aposta na credibilidade do nome e na preferência da clientela familiar que todos os anos, preferencialmente dezembro, procuram vagas no hotel para passagem de festividades de Natal e Ano Novo. “As pessoas que vieram nas festividades no final do ano passado, esses já começaram a ligar, graças a Deus”, afirmou o sócio-proprietário do hotel, Paulo Primo Sobrinho, que todos os anos promovem as tradicionais ceias de Natal e Ano Novo para seus hóspedes.
Por trás dessa expectativa positiva para dezembro, Sobrinho explica que este ano deixou de fazer investimentos na infraestrutura para evitar demissões no quadro de 28 funcionários efetivos do hotel. “Para não demitir, dei férias para meu pessoal. Se eu demitir, é pior, porque depois precisarei contratar novamente”, afirma o empreendedor, que abriu as portas do hotel para realização de eventos sociais para ajudar nas finanças.
Enquanto dezembro não chega, Sobrinho aproveita também a procura de turistas motivados pela pescaria nestes meses (setembro e outubro) que antecedem o fechamento da pesca do Rio Paraná.
Apostando suas fichas na clientela para o final de ano, o mês de dezembro para Cleusa Sanches de Lima Salvia, proprietária do Hotel Panorama, será para compensar esses meses classificados como ruim pela empresária. “Investimento este ano nem pensar. Venho tirando [dinheiro] de um lugar para cobrir outro. Tenho que ter um jogo de cintura muito grande para poder suprir as necessidades e pagar as contas”, desabafou.
Cansada de só reclamar, Cleusa se valeu de um marketing criativo e incluiu no pacote de hospedagens o pôr do sol da cidade visto da janela do hotel, localizado numa parte alta do centro de Panorama, de frente para o Rio Paraná. “A vista daqui é muito bonita, e é preciso divulgar isso”, comentou.