Entre os dias 20 e 24 de outubro, as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizam mais uma edição dos Congressos Científicos. São esperados 5 mil participantes nos cinco dias de evento, que registrou a inscrição de 1.212 trabalhos de alunos oriundos de 10 estados brasileiros.
“Esses congressos, ao longo dos anos, têm contribuído para a consolidação da FAI na divulgação dos trabalhos desenvolvidos na própria instituição e também em outros estados. É recorde de participantes e tenho certeza que será um sucesso. Gostaria de parabenizar o professor Aparecido e toda a sua equipe”, afirma o diretor geral professor Dr. Márcio Cardim.
Os congressos são divididos em três categorias: 8º Congresso de Iniciação Científica de nível universitário (CICFAI Universitário), 7° Congresso de Iniciação Científica direcionado a estudantes dos ensinos fundamental e médio (CICFAI Júnior), e 4° Congresso de Pesquisa Científica voltado a graduados, professores e pesquisadores (CPCFAI).
Em dezembro de 2013, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), aprovou liberação de R$ 25 mil para custeio da 7ª edição do CICFAI Júnior. O evento estará vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cuja coordenação é de responsabilidade do MCTI.
“O CICFAI Júnior é uma das maiores vitrines que temos na FAI. Não conheço no Brasil outro congresso que ‘abraça’ dessa forma os alunos de ensino fundamental e médio, pois realmente promove e estimula a inserção desses jovens na iniciação científica e valoriza ainda mais os estudos”, ressalta Cardim.
O presidente da comissão organizadora dos congressos científicos, professor Dr. José Aparecido dos Santos, frisa o grande número de autores inscritos no CICFAI Júnior. “São 1.146 jovens autores dando seus primeiros passos na ciência e na produção de conhecimento. A FAI com sua estrutura não mede esforços para dar um salto na educação do nosso país, formando futuros pesquisadores”, aponta.
Na edição deste ano, o diferencial na modalidade do CICFAI Júnior será a “1ª Jornada Regional de Lançamento de Foguete”, com o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
“Agradeço a parceria com a Diretoria de Ensino, através da Oficina Pedagógica, que deu todo o apoio e incentivou os professores a orientar os trabalhos para participar do CICFAI Júnior”, finaliza José Aparecido.
Além do estado de São Paulo, participarão dos congressos científicos da FAI estudantes e pesquisadores do Acre, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Goiás.