A tradição em homenagear com flores os entes e familiares que já se foram é grande, principalmente no Dia de Finados, celebrado neste domingo, 2. É nessa época que a maioria das pessoas realiza as visitas ao cemitério. Com isso, o comércio amplia o estoque para intensificar as vendas de flores e velas.
Sejam elas naturais ou artificiais, várias lojas investem na venda das flores nessa época do ano, devido a grande procura da população.
Em Adamantina, além das floriculturas, lojas de variedades também comercializam as flores artificiais que são as preferidas de muita gente devido à durabilidade e o preço.
Em um bazar localizado na avenida Rio Branco, é tradição vender flores artificiais e vasos com a aproximação da data. O comerciante esclarece que oferece o produto em outros meses do ano, mas é nas semanas que antecedem Finados, que ele amplia o balcão de flores, que atualmente conta com centenas de itens. Os produtos variam de acordo com preços, formatos e qualidades. As flores mais vendidas são copo de leite, botões de rosa, dália, crisântemo e lírio.
Já as flores naturais são preferência pelo perfume e beleza. Nas duas floriculturas da cidade, há uma imensa variedade à disposição do cliente. Entre as mais procuradas está a kalanchoe, que além de ser pequena é barata e pode ser encontrada em diversas cores. A coroa de flores que também acaba sendo procurada nesta época do ano, mas a flor mais pedida para a data ainda é a crisântemo, revelou uma comerciante.
Muita gente visita o cemitério nos dias anteriores a Finados ou até mesmo semanas antes da data, por isso a venda das flores naturais para este fim já vem acontecendo há algum tempo. No entanto, é nas vésperas do dia 2, que a procura se intensifica.
Para atender a todos, as floriculturas estarão abertas neste domingo, das 7h às 12h.