O Projeto Voleibol do Futuro, realizado no município de Brasilândia está em destaque nacional. O motivo é a participação do treinador e de quatro jogadoras na Seleção Estadual Infanto-Juvenil feminina. O projeto conta com o apoio do Governo Municipal de Brasilândia.
Segundo o técnico brasilandense e também da seleção estadual, Omar Dorigan, a equipe chegou à última segunda-feira, 27, em Vitória (ES) e teve a sua primeira partida na quarta-feira, 29, para o Campeonato Brasileiro de Seleções, que acontece de 27 de outubro a 3 de novembro.
Antes da competição, as meninas treinaram em Brasilândia, de 16 a 19 de outubro. A seleção também conta com a presença das atletas das cidades de Ponta Porã, Campo Grande, Corumbá, Adamantina e Chapadão do Sul.
“Os treinamentos ocorridos em nossa cidade, foram preparatórios da seleção estadual de voleibol de Mato Grosso do Sul. Brasilândia ganhou a condição de estruturar a comissão técnica dessa modalidade ao vencer no ano de 2013 o Campeonato Estadual de Voleibol e oportuniza aqui hoje a possibilidade de presentear a população com a realização desses treinamentos em nosso município”, disse o treinador.
Segundo o treinador, os treinamentos foram intensificados nesse período e o calor demasiado atrapalhou um pouco todo esse processo de preparação. “Tivemos a ocorrência de uma lesão no joelho da atleta Camila Garbi Rocha da cidade de Adamantina que já era tida como convocada oficial e por esse fato foi substituída, causando um desfalque importante, por se tratar de uma atleta de bom nível técnico”, acrescentou.
Embora os obstáculos que teve ao longo do treinamento, Omar disse da satisfação em obter tal privilégio de ter a seleção treinando em Brasilândia. “Isso mostra a força do voleibol brasilandense que ao passar dos anos cresce no cenário estadual com projeções na esfera nacional, oferecendo possibilidade de intercambio e exibição do nível técnico das equipes nacionais”, ressaltou.
Omar Dorigan agradeceu ao incentivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e ao Departamento de Esportes, sendo a professora Débora Ladeia e Marcos Roberto Lopes que não mediram esforços para dinamizar o voleibol que cresce cada vez mais ao passar dos anos e agora com participação na Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul.
O técnico ainda falou que esses resultados são consequência da organização e estruturação do Projeto Voleibol do Futuro da Prefeitura Municipal que seleciona e refina atletas das escolas do município e com isso obtêm o devido sucesso.
As atletas brasilandenses agradeceram desde já a compreensão dos professores, coordenação e direção da escola nas atividades escolares, prometendo a eles uma atuação de destaque na competição.
A seleção estadual infanto-juvenil feminino é composta por dez atletas e dentre as quais quatro pertencem ao voleibol brasilandense e ainda sob o comando técnico do treinador e professor Omar Dorigan, coordenador do Projeto Voleibol do Futuro.
“Importante destacar aqui também a convocação e participação das atletas Pamela Dorigan e Bárbara Melo no Campeonato Brasileiro de Seleções categoria juvenil, realizado em Anápolis – GO de 7 a 13 de setembro, onde tiveram a qualidade de serem selecionadas numa categoria além da sua faixa de idade, destacando-se nos jogos da equipe de voleibol do Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
A delegação Infanto-Juvenil Sul-Matogrossensse de voleibol é composta por: Bruna Souza, e Franciely Nascimento, de Campo Grande; Lorena Farinha, de Ponta Porã; Vitória Lopes, de Três Lagoas; Maria Leticia Presentino, de Chapadão do Sul; Karina Duarte, de Corumbá e Pamela Dorigan; Bárbara Melo; Sabrina Espirito Santo; Olivia Gusmão Santini e técnico Omar Dorigan, de Brasilândia.