Será apresentado no próximo sábado, 8, na casa da Cultura de Junqueirópolis a partir das 9 horas, o documentário ‘Bola ao Cesto: O Resgate de uma História, documentário este que irá contar a história da seleção brasileira de basquete desde a década de 40/50 até os dias atuais, para retratar a história e as estórias desse esporte, e de como ele passou por altos e baixos nesse período, os realizadores Pedro Gambera e Sérgio Toledo contaram com o apoio da Nike do Brasil para desenvolver a obra, produzida, em parte, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Além de basquete, o Bola ao Cesto – O resgate de uma história, debate como o esporte é feito no Brasil e suas conseqüências para o país. Também fala de temas que não se referem apenas ao basquete, como a falta de uma política esportiva no país, a pouca prática de esportes nas escolas e os resultados que o país deixa de alcançar.
Para a história ser retratada fidedignamente, foram realizadas 25 entrevistas com representantes de diversas gerações do basquete brasileiro, como Oscar Schmidt, Wlamir Marques, Hélio Rubens, Marcel, Amaury Pasos, Demétrius, Marcelinho Machado, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Marcelinho Huertas e Nenê.
Este longa metragem teve seu lançamento no dia 25 de outubro e Junqueirópolis será a primeira cidade do estado a receber o documentário junto com os produtores Pedro Gambera e Sergio Toledo que virão para conversar com os alunos e responder as perguntas das crianças. O professor Vagner Cavalcante salienta que o objetivo de trazer este documentário ao município é mostrar para os alunos de Junqueirópolis e da região o basquete de uma perspectiva diferente, uma vez que os ídolos atuais do basquete contam como iniciaram no esporte e reafirmam que o futuro da Seleção brasileira esta nas crianças de hoje. O Professor Vagner agradece ao coordenador de esportes Rafael Ibrahim que durante todo o ano vem apoiando e incentivando o basquete em Junqueirópolis, agradece também ao secretário de Educação, Esportes e Cultura José Henrique Rossi que sempre se mostra muito solicito em nos receber e nos apoiar. A apresentação do documentário será aberta ao publico e a entrada será franca.