A Secretaria Municipal de Educação de Brasilândia (MS), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promoveu no último dia 1º, o curso de docência na escola de tempo integral.
De acordo com a Semec, a qualificação é voltada em especial aos professores da Rede de Ensino de Brasilândia, mas as vagas também foram destinadas aos professores, coordenadores, monitores com vínculo em escolas públicas da Educação Básica, inseridas no programa Mais Educação e/ou escolas de tempo integral; professores da Educação Básica inscritos na Plataforma Freire e atuantes em escolas públicas; professores da Educação Infantil; membros de movimentos sociais ligados às questões da formação educativa nos diferentes espaços sociais e acadêmicos de Ensino Superior.
O curso possui 74 inscritos e quatro formadores. A modalidade é em Educação à Distância (EAD), com seis módulos, sendo dois encontros presenciais em cada um deles.
A metodologia do curso envolve a participação obrigatória em atividades à distância (online) e por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle) e atividades em encontros presenciais para aprofundamento teórico-metodológico dos módulos.
O primeiro encontro presencial foi na abertura. A previsão de encerramento será no dia 11 de julho de 2015, em um seminário em Campo Grande. Além de Brasilândia, outros quatro municípios recebem a capacitação: Aquidauana, Bela Vista, Corumbá e Nova Andradina.
Atualmente, a única escola que atende em tempo integral na cidade é a Paulo Simões Braga, localizada no bairro João Paulo da Silva.