Em outubro, a direção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), instituição pública municipal de Adamantina, protocolou projeto pedagógico no Ministério da Educação (MEC) para credenciamento na Educação à Distância (EAD).
O curso de Pedagogia foi selecionado pela instituição para ser o primeiro a integrar a nova modalidade de ensino.
Há alguns anos, a FAI estuda a possibilidade de implantação de cursos à distância, sendo discutido em reunião de Congregação e pela equipe formada pelos professores doutores Márcio Cardim, o vice-diretor Wendel Cleber Soares, a diretora acadêmica Fúlvia de Souza Veronez, e o professor mestre Ricardo Cassiolato Torquato, que leciona disciplinas na área de Comunicação Social da FAI e possui experiência em EAD de outras instituições.
“Vimos à possibilidade de a FAI fazer o pedido junto ao MEC para ofertar também a modalidade de ensino à distância. É uma realidade que vem aumentando ano a ano nacionalmente e a FAI não pode deixar de participar desse momento e oferecer condições a um público que tem dificuldades de fazer um curso presencial”, afirmou Márcio Cardim.
A intenção da FAI é ofertar os cursos à distância para o público da região do Oeste Paulista ou de localidades próximas, pois o polo educacional será localizado no campus I da instituição. No local, os alunos irão realizar provas ou apresentações de trabalhos.
“O período para o MEC fazer esse credenciamento pode levar até um ano. Enquanto isso, vamos modernizar as nossas estruturas e atender aos requisitos. Nosso objetivo é fazer uma oferta de ensino a distância com qualidade e capacitar também os professores que estarão atuando nessa frente de ensino”, ressaltou.
INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA – Para se tornar apta em oferecer a Educação à Distância, a FAI conta com qualificação do corpo docente e estrutura satisfatória (física e de equipamentos), que possibilitem a aprendizagem no ambiente virtual.
De acordo com o diretor geral, foram implantados servidores de última geração. “Além de trocar os servidores, temos também um servidor de back up para armazenar os dados que são gerados na instituição, aumentamos a velocidade de acesso à internet, e estamos interligando os três campus com fibra ótica. Na Rádio Cultura teremos como editar as aulas com os nossos professores”, finaliza.
Uma vez credenciada no MEC com o curso de Pedagogia, os trâmites seguintes para outros novos cursos serão feitos por meio do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP).