Homens da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio (Marinha do Brasil) intensificaram nesta semana a fiscalização de documentos de condutores e suas embarcações no Rio Paraná, no trecho entre Panorama e Paulicéia.
Segundo o comandante da Delegacia Fluvial, capitão de corveta Marcelo da Silva Sibelino, o trabalho de inspeção naval acontece frequentemente em todos os 134 municípios jurisdicionados [ao comando naval de Presidente Epitácio]. Trabalho, segundo ele, baseado na fiscalização de habilitação, documento e condições da embarcação, uso do colete obrigatório embarcação e embriaguez. Para constatar essa última infração a equipe da Marinha conta com apoio do ‘bafômetro’.
Há dois anos à frente do comando da Delegacia Fluvial, Sibelino apontou infrações frequentes deparadas pelas equipes de inspeção no rio, sendo elas: pessoa não habilitada conduzindo embarcação; pessoa habilitada ou não conduzindo moto aquática (conhecido também por jet ski) desrespeitando os 200 metros da margem invadindo a área destinada aos banhistas; falta de documento da embarcação e ausência de nota-fiscal que comprove a procedência da embarcação.
CURSOS – Nos últimos três cursos de formação de condutores aquaviários realizados entre 2013 e 2014 em Panorama, Paulicéia e Presidente Epitácio, 90 pessoas foram aprovadas pela Marinha para portar habilitação autorizando a pilotar embarcações.