No último dia 6, foi realizado no CCI (Centro Comunitário do Idoso) de Junqueirópolis, o 1º Fórum do Idoso, com a presença de várias autoridades, representantes de classes e integrantes da terceira idade local. O evento é o resultado da adesão do município de Junqueirópolis ao Programa São Paulo Amigo do Idoso.
Pensando na qualidade de vida e no envelhecimento ativo da sociedade, o Governo do estado de São Paulo desenvolveu o maior programa de atenção ao idoso da sua história: o Programa São Paulo Amigo do Idoso. Ele é inovador porque projeta ações integradas na área de desenvolvimento social, saúde, esporte e turismo. O Fórum acontecido em Junqueirópolis concluiu o diagnóstico da situação do idoso no município, finalizando a primeira etapa do Programa, onde foram abordados os temas: espaços abertos transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde. Para cada tema foram respondidas dez questões, resultando no diagnóstico das políticas já existentes no município, diante dos temas abordados.
O evento contou com a participação da vice-prefeita Nair de Sousa Leite, que na oportunidade representou o prefeito Hélio Furini que estava de viagem a trabalho; dos setores de Assistência Social, Educação e Saúde; representantes do Poder Judiciário e Ministério Público e principalmente por muitos idosos representados pelos grupos de terceira idade, diretoria e grupos do CCI, além de participantes dos grupos do Nasf, que realizam atividades físicas nos PSFs.
A partir do diagnóstico levantado, o município se comprometerá a incluir ações nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social, entre outros, e ainda, implantar os benefícios previstos no Programa São Paulo Amigo do Idoso, contemplando as etapas deste programa.