Nos últimos dois meses as professoras e as funcionárias da Emei Maria de Assis Gonçalves e da Emei Prof° Matsuo Koshiyama, em Monte Castelo, realizaram curso de formação em neurociência voltado à aprendizagem com a Profª dra. Carla Manuela Crispim Nascimento e a prof° ms. Merlyn Mércia Oliani, neurocientistas responsáveis pela criação do projeto BrincAção.
A neurociência, ciência que estuda o cérebro, mostra que indivíduos estimulados de diversas formas têm maiores possibilidades de aprendizagem e desfrutam de estratégias fundamentais para o melhor funcionamento e reorganização do sistema nervoso.
Além disso, considerar o processo de desenvolvimento cerebral na infância torna-se importante e necessário, pois o cérebro é um complexo órgão, com infinitas particularidades que devem ser respeitadas durante o processo educacional.
Em outras palavras, a ação pedagógica realizada na educação infantil deve considerar a maturação cerebral para execução das atividades psicossociais e motoras. As demandas do meio devem considerar, sobretudo, a capacidade cerebral.
O curso de formação foi desenvolvido em 30 horas, com atividades realizadas com as professoras, funcionárias, crianças e pais. Todas as atividades foram do tipo oficina, orientada pela construção téorico-prática do conhecimento e sua aplicabilidade no contexto educacional.
Para a Secretaria da Educação Antonia Chiari Tobias, as trocas de saberes oportunizam a inserção de abordagens pedagógicas mais eficazes e prazerosas. A Secretaria também enfatiza a necessidade da educação infantil considerar o crescimento e desenvolvimento cerebral da criança, bem como a estrutura operacional da comunidade escolar.