Foi iniciada a Oficina Cultural Cândido Portinari, sobre a vida e a obra do artista plástico. E já neste primeiro encontro, realizado na Biblioteca Pública ‘Deputado Antonio Feliciano’, todos os 30 inscritos marcaram presença e se surpreenderam com o conteúdo apresentado pelo professor Marcos Scarabello. O curso faz parte do projeto “Portinari: Múltiplas Leituras na Educação” e terá aulas uma vez por semana, até o final de setembro.

Durante a Oficina, os participantes terão a oportunidade de criar intimidade contextual com as obras do artista, por pesquisas e informações tendo como suporte livros históricos, hipertextos, sites, revistas, acervo virtual e obras publicadas. Uma vez que será instigada pela produção em artes através de suportes, ferramentas e materialidades das artes visuais: pintura, desenho e escultura.

Desenvolvido no município pelo Departamento de Cultura e Prefeitura de Pacaembu, o projeto tem a fundamental parceria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Regional de Oficinas Culturais ‘Timochenco Wehbi’, de Presidente Prudente.

O grupo de ‘alunos’ inscritos na Oficina Cultural é formado por professores, diretores, estudantes, comerciantes, funcionários públicos, populares e representantes de outros setores da sociedade ligados à Educação.

“Essa primeira aula foi maravilhosa. Superou todas as nossas expectativas, de público e aceitação. Esperamos que as pessoas aproveitem ao máximo e mergulhem realmente na vida e obra do maior artista plástico brasileiro”, concluiu o diretor de cultura Luiz Steque.