Professores, gestores e coordenadores pedagógicos receberam, ao longo do dia da última terça-feira, 25, no Anfiteatro Ramez Tebet, orientações por parte do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, referente à legislação da educação infantil e educação especial. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Brasilândia (MS), em parceria com o Conselho Estadual de Educação e Centro Especializado de Educação Especial.
Segundo a secretária-adjunta de Educação, Aracy Henrique de Souza, no período da manhã, a técnica em educação e membro do Conselho Estadual de Educação, Ana Mércia Buzinaro, falou com os presentes sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em especial, da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos de idade (de acordo com a lei 12.796/13.
O público recebeu mais informações sobre a obrigatoriedade dos pais, o papel do professor no ato de cuidar e educar a criança (alimentação, frequência, carga horária e entre outras), sugestão de proposta pedagógica e a relação de número de crianças para professores.
No período da noite, a apresentação foi voltada aos técnicos do Centro de Educação Especial, sendo que o objetivo foi explicar aos professores e gestores a necessidade de atendimento na sala de aula, em relação à educação especial.
Foram esclarecidas diversas dúvidas, orientações sobre síndromes, transtornos e deficiências e como o professor deve fazer diante deste tipo de público, dentro da escola.
O encontro contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas, inclusive da secretária municipal de Educação de Brasilândia, Débora Ladeia; da secretária de Educação de Bataguassu, Zélia Bonfim e de técnicos da gerência municipal de Educação de Santa Rita do Pardo.