Uma equipe de 14 pessoas representa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) no V Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic 2014) e IV Seminário Nacional do Pibid nesta semana em Natal (RN).
Para o evento, realizado entre os dias 8 e 12 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão inscritos cerca de 7 mil trabalhos e são esperados quase 10 mil participantes de Pibids de todos os estados do Brasil.
“Com a participação no IV Enalic, o Pibid/FAI busca intensificar a integração dos nossos bolsistas com de outras Instituições e proporcionar a eles experiências didáticas para aperfeiçoar a formação de docentes para a Educação Básica”, relatou o coordenador de gestão do programa na FAI, prof. dr. Delcio Cardim.
A caravana adamantinense no evento é formada pelo coordenador de gestão, a coordenadora de área de Ciências Biológicas prof.ª Ma. Daniele de Oliveira Moura Silva, junto aos bolsistas de Biologia, Ortiz Furtado de Lacerda, Danieli Cristina Silva e Marlene Rezende; de psicologia, Aguinaldo Adelino Carvalho, Rubens Squizato Júnior, Jairo Braz Júnior, Graziele David e Natasha Ramos Lopes; e de Pedagogia, Gabriela Jorge e Maiara Mozini. Participa também do grupo a prof.ª Maria Lúcia Pina Cardim, colaboradora do Programa.
“A expectativa para as apresentações é grande, pois, a aceitação dos nossos trabalhos para um evento desse nível mostra que os temas trabalhados são pertinentes para serem mostrados a nível nacional e, com isso, vem a responsabilidade de fazer o melhor. Atrelado a esse momento, a contribuição dos colegas ouvintes em cada sala irá cooperar e acrescentar para a melhoria pessoal e profissional”, salientaram as bolsistas de Pedagogia Gabriela Jorge e Maiara Mozini.
Segundo informações da organização do Encontro, o Enalic 2014 “busca promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à formação de professores no Brasil, seja esta inicial ou continuada. A ênfase do evento está nas complexidades e paradoxos que marcam a profissionalização docente na contemporaneidade”.