No último dia 6, a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) premiou os melhores trabalhos dos Congressos de Iniciação Científica, CICFAI (nível universitário) CICFAI Júnior (Ensino fundamental e médio) e CPC (Congresso de Pesquisa Científica).
Entre os trabalhos em destaque está o que foi apresentado no CPC FAI pela professora Rosane de Carvalho com o tema “O uso da língua brasileira de sinais para o sucesso do surdo no processo de alfabetização”, que recebeu o primeiro lugar e se destacou dentre os 157 trabalhos da categoria.
O projeto é oriundo da atuação da profissional na região da Alta Paulista a mais de 10 anos. Sua luta é para que a inclusão do surdo seja realmente implementada.
Ao longo desse período, Rosane ministrou diversos cursos, palestras e oficinas para formação de intérpretes, promoção de eventos com a cultura surda, apoio aos familiares de surdos, divulgação da legislação referente aos temas da inclusão, participação de fóruns regionais sobre a surdez, entre outros.
Atualmente Rosane é professora de Português pela Secretaria Estadual de Educação e ministra aulas em Flórida Paulista, na EE Pércio Gomes Gonzales. Além disso, ela ministra curso de Libras na Igreja Batista de Flórida Paulista e é interlocutora de Libras da Escola Pércio.
O pastor Aguinaldo Adelino Carvalho, da Igreja Batista de Flórida Paulista diz que: “Ela é uma ferramenta preciosa no trabalho social feito pela igreja, pois a visão que as pessoas têm sobre o amor ao próximo depois de ter contato com os surdos melhoram em muito, os irmãos ficam com uma melhor noção prática dos ensinamentos de Cristo”, explica.
Em depoimento concedido a assessoria de comunicação da FAI, Rosane diz que essa foi a primeira vez que participou do Congresso. “Foi uma experiência maravilhosa, onde eu apresento a parte científica e os resultados aplicados na prática. Com o CICFAI Júnior apresentei um mapeamento do cidadão surdo em Flórida Paulista. A cidade não possuía um número exato de surdos que necessitam de Libras e também aqueles que ainda não a conhecem. No CICFAI apresentamos o “Blog na escola” em que surtiu muito efeito: os alunos têm produzido texto para publicar e a língua tem tido sentido social”, afirmou Rosane, que observou uma mudança de comportamento dos seus alunos quando desenvolveram pela primeira vez a iniciação científica.
Os autores de trabalhos que receberam a primeira colocação nos Congressos Científicos da FAI foram premiados com um notebook. A cerimônia foi presidida pelo diretor geral da FAI, prof. dr. Márcio Cardim e pelo vice-diretor, prof. dr. Wendel Cleber Soares.
A cerimônia aconteceu no último sábado, 6, no auditório Miguel Reale, no campus II da FAI.